De maneira bem resumida, o que é essa tal de Teoria Metabólica ?
Diferentemente da teoria genetica do câncer- teoria da mutação somática, que nos coloca refens do acaso, a teoria metabolica vem tomando cada vez mais espaço na abordagem frente ao câncer por propiciar um entendimento mais coerente e consistente junto a novas ciências como a epigenética.
Thomas Seyfried, bioquímico geneticista, um dos maiores pesquisadores dessa teoria, realizou um experimento com células normais e celulas cancerosas e o resultado foi impressionante.
Como podemos ver na figura, Dr. Seyfried isolou um núcleo de uma célula tumoral e colocou num citoplasma saudável de célula normal, e vice-versa.
O que aconteceu foi intrigante. A célula com núcleo canceroso se dividiu gerando duas células normais com núcleos danificados.
E a célula cancerosa implantada com núcleo sadio gerou duas novas células cancerosas.
Isso acende o alerta de que é no citoplasma, no meio ambiente celular, e não no núcleo (parte genética) que temos o maior fator determinante para a formação do cancer.
Se as mutações somáticas não são a origem do câncer, então como surgem as células cancerígenas?
Para entender isso temos que voltar a década de 30 onde o premio nobel de fisiologia, Otto Warburg, descobriu que o cancer era o resultado de um defeito metabólico no citoplasma da célula, mais especificamente na mitocôndria e no mecanismo de respiração celular.
E as pesquisas começam a mostrar que é na Matriz Celular que tudo começa.
Teoria de Warburg do Cancer
1. O câncer surge do dano à respiração celular.
2. A energia através da fermentação gradualmente compensa a respiração insuficiente.
3. Células cancerosas continuam fermentando o lactato na presença de oxigênio (efeito Warburg).
4. Fermentação avançada é a doença metabólica de assinatura de todas as células cancerígenas.
E o que causa a doença metabólica na célula?
Se fizermos uma metáfora levando em conta o ambiente celular, o interstício ou matriz citoplasmática, considerando-o como um rio, que para estar limpo e saudável deve estar livre de poluentes, e que a poluição são os fatores cancerígenos, podemos considerar, Múltiplos Fatores, agindo conjuntamente ou não, como:
- Dieta pobre em nutrientes
-Resistência Insulínica
-Obesidade
-Tabagismo
-Consumo excessivo de alcool
-Sedentarismo
-Açucar
-Industrializados
-Toxinas Ambientais, Metais pesados
-Toxinas Biológicas- Vermes, Fungos, Virus, Bacterias
-Stress excessivo
-Fatores Emocionais
-Hereditariedade
- e outras...
Tudo isso junto e misturado vai sobrecarregar o organismo, tornando-o inflamado, oxidado, ácido e glicado, doente e incapaz de se auto-regular, inibindo o sistema imunológico, até que ele perca a capacidade de gerenciar e atacar células defeituosas.
A boa noticia é que isso muda completamente a forma de abordar o Cancer!!! Porque nos dá a capacidade de fazer escolhas e tomar as rédeas de nossa saude.
Por isso as causa que você pode controlar, como dieta, estilo de vida, ambiente e gerenciamento de stress são TÃO importantes!!!
AS SUAS ESCOLHAS IMPORTAM!!!!!
